Crianceiras

O Auto de São Francisco
7 de março de 2020
Meu Quintal é Maior do que o Mundo
9 de março de 2020

Crianceiras

PROJETO MUSICALIZA OBRAS LITERÁRIAS PARA O
PÚBLICO INFANTIL, CRIANDO UMA PONTE ENTRE POESIA E MELODIA.

Concebido para aproximar as crianças do universo artístico e literário do poeta Manoel de Barros, ‘Crianceiras’ inicia 2020 com temporada no Teatro-D em quatro únicas apresentações.

O projeto, que é um dos mais vistos pelo público infantil, utiliza metalinguagens que despertam a curiosidade e o amor pelo mundo das artes. “Ao mergulhar em sua obra, percebi o quão lúdico é aquele universo de encantamento e descobertas, vividas pelo poeta em sua infância pantaneira. Assim, musiquei sua obra para as crianças, de forma que seus versos pudessem ser entoados como o canto dos passarinhos, e levados com o vento, sem direção”, conta o idealizador e realizador do projeto, o cantor e compositor sul-mato-grossense Márcio de Camillo.

CRIANCEIRAS MANOEL DE BARROS tem CD gravado, seguindo a ideia original de o compositor aproximar a filha da poesia, e também do desejo de homenagear a obra de um dos maiores poetas brasileiros (1916-2014), que inclusive, acompanhou a musicalização. Manoel de Barros foi vizinho e amigo de Márcio.

Desde 2012, quando foi indicado ao “Prêmio de Música Brasileira”, na categoria de ‘Melhor Álbum Infantil’, as faixas do CD ganharam videoclipes pelo canal Gloob, o que tornou a obra ainda mais presente no cotidiano das crianças. Ainda naquele ano, Márcio estreou o espetáculo cênico musical, concebido a partir do primeiro CD, dirigido por Luiz André Cherubini, um dos fundadores do Grupo Sobrevento, especializado em teatro de animação, e vem percorrendo o Brasil inteiro há oito anos.

CRIANCEIRAS MANOEL DE BARROS reúne poesia, música, imagem, ação e movimento numa encenação delicada e divertida, concebida por artistas comprometidos com a arte contemporânea feita para crianças, animando e cativando o público com as poesias de Manoel de Barros, além de mesclar elementos reais e virtuais.
As personagens, que foram ilustradas pela filha do poeta, Martha Barros, saem do papel e ganham vida no palco, por meio de recursos digitais e de outras linguagens, interagindo com o cantor, músicos e atores ao longo do musical.

O primeiro CD também rendeu um aplicativo com conteúdo educativo disponível para download gratuito na Googleplay e Appstore. Tanto os CDs, como o musical e App, possuem um grande viés educativo e têm sido cada vez mais utilizados por professores e educadores como ferramenta pedagógica para aproximar seus alunos e educandos de obras literárias de importantíssimo valor para a cultura brasileira. Ensina poesia e literatura de um jeito divertido, sem subestimar os pequenos, valorizando-os plenos e capazes de compreender poesia. Até porque toda criança nasce meio poeta. Pais, mães e educadores sabem bem disso!

Ficha Técnica:
Poesias: Manoel de Barros
Ilustrações: Martha Barros
Música: Marcio De Camillo (também autor e intérprete)
Direção Teatral: Luiz André Cherubini (Grupo Sobrevento)
Assistência de direção: Andréa Freire
Cenografia e Figurinos: Telumi Hellen
Animações: Josué Júnior e Andréa Senise
Adereços: Carol Jordão
Designer Gráfico: Lula Ricardi / XYZ Design
Percussão, Bateria e Vocal: Nath Calan
Teclado, Sopros e Vocal: Tiago Sormani
Atriz: Driely Palacio
Ator: João Bresser
VJ: Paulo Higa
Operação de Luz: Leandra Demarchi
Técnico de Som: Daniel Inácio
Produção Executiva: Izabella Maggi | Criatto Produções

SERVIÇO:
ESTREIA: 07/03/2020, às 16h;
TEMPORADA: sempre aos sábados (14, 21 e 28/03/2020), às 16h;
INGRESSOS: R$ 80,00 (inteira) e R$ 40 (meia) | Moradores do Itaim Bibi pagam meia-entrada, com comprovante de residência
DURAÇÃO: 50 minutos (NÃO É PERMITIDA ENTRADA APÓS O INÍCIO)
GÊNERO: musical
CLASSIFICAÇÃO: livre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *